Treinamentos
Planejamento Estratégico Orientado à Execução
Apresentação:
Em um ambiente de negócios em constante transformação, o Planejamento Estratégico passou a ser mais do que uma prática importante e ganhou o status de pedra angular para a longevidade das organizações. Ao mesmo tempo, o principal desafio não está somente na formulação de uma boa estratégia, mas no complexo processo que envolve a sua execução, e uma das principais causas para esta dificuldade está exatamente na desconexão entre a formulação e a execução da estratégia.
Objetivo:
Capacitar profissionais em todo o processo de construção e execução do Planejamento Estratégico. A abordagem traz uma visão completa da metodologia STEX que integra os quatro processos chave da formulação integrada à execução da Estratégia:
- A exploração dos ambientes interno e externo;
- Construção do posicionamento e da proposta de valor;
- Formulação e análise de impactos da estratégia;
- A implementação da estratégia com o uso do Balanced Scorecard.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Estratégia – Uma visão global sobre o tema
- O que é estratégia?
- A evolução do conceito de estratégia ao longo da história
- Estratégia em diferentes organizações (setor público, privado e organizações da sociedade civil)
Módulo 2: Do Planejamento à Execução da Estratégia
- O Planejamento estratégico e suas principais abordagens
- Os desafios da execução da estratégia
- Os seis vetores da execução da estratégia
- Fatores de sucesso para implementação do Planejamento Estratégico
- Uma abordagem integrada – Do planejamento à execução da estratégia
Módulo 3: Fase de Exploração: Análise do Ambiente de Negócios
- Análise e entendimento do contexto interno
- Análise e entendimento do contexto externo
- A análise cruzada das variáveis internas e externas
- Análise e construção de cenários
Módulo 4: Fase de Posicionamento: Definindo a posição e a proposta de valor
- Da exploração ao posicionamento: hipóteses de posicionamento como elemento de transição
- Análise e seleção de segmentos-alvo
- Construção da Proposta de valor ao cliente
- Definição da oferta – o portfólio de produtos
- Posicionamento diante da concorrência
Módulo 5: Fase de Formulação: Definindo e testando a coerência da estratégia
- Ideologia Central: Missão e Valores
- A definição da Visão de Futuro
- A formulação de diretrizes estratégicas
- Definição dos modelos operacionais e comerciais da organização
- Análises de impacto das diretrizes estratégicas
Módulo 6: Fase de Implementação: O Balanced Scorecard como framework para a execução da estratégia
- O Balanced Scorecard e seus elementos
- O uso do BSC na execução da estratégia
- A gestão estratégica e a importância da análise de performance
- Gestão da Mudança e Comunicação
Diferenciais:
- Único curso do mercado que apresenta uma abordagem efetiva de gestão de projetos estratégicos a partir da experiência prática em consultoria.
- Ministrado por instrutores com vasta experiência na aplicação prática do tema em projetos de consultoria em organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos.
- A utilização do Jogo de Negócios propicia um aprendizado mais efetivo na medida que simula a aplicação das mesmas técnicas que devem ser utilizadas em um projeto real.
Coordenador:
Fábio Fontanela Moreira – Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP com pós-graduação em Gestão Empresarial. Atua como consultor em gestão empresarial com foco em estratégia desde 1998, liderando projetos de planejamento e execução nos mais diversos setores da economia e também em organizações públicas e sem fins lucrativos.
Sócio Fundador da 3GEN Gestão Estratégica e da STEX Tecnologia para Execução.
Como conferencista ministrou palestras no HSM Expomanagement em 2008, 2009 e 2010, em eventos do IBC – International Business Communications e do IIR – Institute.
Carga Horária:
Versão Presencial: 16 horas aula – 2 dias consecutivos
Versão Online: 12 horas aula – Blocos de 1,5 horas cada (dois pela manhã e dois à tarde durante dois dias)
Horário:
9hs às 18hs
Local:
A CONFIRMAR
Valor:
Valor da inscrição por participante:
Descontos progressivos para mais de uma inscrição.